Prêmio VINCI de Meio Ambiente

No Brasil, nosso objetivo é bem claro: reduzir nossa emissão de CO2 e o consumo de água em 40%, reciclar ou aplicar novas tecnologias de destinação a 80% dos resíduos não perigosos e tratar 100% dos resíduos perigosos até o ano de 2030.

O papel de uma empresa que se preocupa com o meio ambiente é se desafiar a atingir metas ambiciosas e, como consequência, encorajar as pessoas a se engajarem nesse desafio. Portanto, aqui estamos! A ambição ambiental da VINCI é o retrato do que queremos para o futuro do planeta, e esse futuro está em nossas mãos. Essa é uma ideia que deve nortear e fundamentar as nossas ações: podemos dar grandes contribuições ao meio ambiente, aliando a performance ambiental aos resultados financeiros.

Um processo projetado para um Grupo global descentralizado.

Foi pensando nisso que o Grupo lançou um evento interno, o Prêmio VINCI de Meio ambiente: acreditamos que os resultados obtidos serão uma inspiração para diversas outras empresas!

Em setembro de 2020, a VINCI convidou seus colaboradores de todas as suas áreas de negócios nos 120 países em que atua para compartilhar detalhes a respeito de suas ações ambientais mais inovadoras, replicáveis e impactantes, fundamentadas nos três pilares da nossa Ambição Ambiental: Transição Climática, Economia Circular e Preservação dos Ambientes Naturais.

Cerca de 2.500 iniciativas foram inscritas e 47.000 colaboradores participaram de uma votação online para escolher as iniciativas mais impactantes de suas regiões. Mais de 700 especialistas foram escolhidos em cada região para coordenar o processo, ajudar os candidatos a enviarem suas iniciativas e avaliá-las.

Nossas iniciativas de destaque

A votação e a posterior avaliação dos projetos ocorreu de forma regional, sendo 10 prêmios destinados às iniciativas escolhidas pela banca de jurados. Na região da América Latina, três projetos da VINCI Energies no Brasil foram finalistas:

O projeto Levando Energia às Famílias Isoladas consistiu na implementação de painéis solares para levar energia limpa e renovável à região das Ilhas do Tucuruí, alavancando a qualidade de vida de mais de mil famílias, trazendo-as do século 19 para o século 21. A implementação dos sistemas permitiu a redução do consumo de diesel, o acesso à iluminação em residências e escolas, a preservação de alimentos por meio da refrigeração e a eliminação da queima de querosene.

A iniciativa Portal de Assinaturas consistiu na implementação de uma plataforma para reduzir o volume dos documentos impressos em nossas Unidades. Anteriormente, era necessária uma assinatura presencial dos documentos em múltiplas vias. Após o Portal de Assinaturas, usuários podem realizar o procedimento de assinatura em qualquer lugar, contanto que tenham um celular ou computador conectado à internet. Em um ano, quase 30.000 páginas deixaram de ser impressas, representando uma economia de 280.000 litros de água e 40 kg de CO2.

Finalmente, a iniciativa Coprocessamento visa a gestão sustentável de resíduos contaminados gerados pelas atividades de uma de nossas Unidades de Negócios. Os resíduos são enviados a uma empresa de destinação licenciada, onde são pesados e coprocessados utilizando altas temperaturas. Após esse processo, são utilizados como matéria-prima parcial para a fabricação de cimento.

As iniciativas apresentadas nos mostraram que, de fato, temos o poder de transformar nossa realidade, independentemente de nossas áreas de atuação.

Objetivos atingidos

É claro, nosso compromisso com o Meio Ambiente data de antes do Prêmio. Há dois anos, revisitamos nossa ambição ambiental e desenvolvemos planos de ação consistentes em nossas linhas de atuação para reduzir nossa pegada de carbono e acelerar o desenvolvimento de soluções sustentáveis para nossos clientes. No Brasil, nosso objetivo é bem claro: reduzir nossa emissão de CO2 e o consumo de água em 40%, reciclar ou aplicar novas tecnologias de destinação a 80% dos resíduos não perigosos e tratar 100% dos resíduos perigosos até o ano de 2030.

Por meio da criação de um repositório internacional das nossas melhores iniciativas ambientais, o Prêmio VINCI de Meio Ambiente foi uma forma de manter um movimento constante em direção à sustentabilidade.

As milhares de iniciativas apresentadas são como peças que formam parte de um todo e mostram como os talentos do nosso Grupo podem ser verdadeiros agentes da transformação. O movimento que criamos, aliado à habilidade de combinar um comprometimento imediato a uma trajetória de longo prazo, tornará possível o desenvolvimento de ainda mais soluções para apoiar e acelerar a transformação ambiental em nossas Unidades de Negócios. Temos também o objetivo de engajar nossos clientes, fornecedores e subcontratados nesse movimento.

Mais do que uma competição interna, o Prêmio VINCI de Meio Ambiente causará um grande impacto, disseminando as ideias transformadoras que surgiram de nossa rede entre nossos parceiros, inspirando a mudança.

 

Anterior Voltar à lista Voltar à lista