Ética

A VINCI Energies vem há muito tempo abordando as questões da responsabilidade social das empresas, o respeito pelos direitos humanos e a compliance.

A VINCI Energies vem há muito tempo abordando as questões da responsabilidade social das empresas, o respeito pelos direitos humanos e a compliance, com um enfoque especial no combate à corrupção. Seguindo as diretrizes do grupo VINCI, a VINCI Energies se empenha para estar na linha de frente juntamente com os padrões nacionais e internacionais.

Na VINCI Energies, a ética e a responsabilidade social corporativa são valores fundamentais. Eles formam o pilar do modelo de negócios do grupo e da abordagem empreendedora e sustentam os exigentes padrões de confiança e igualdade que suas unidades de negócios aplicam em suas relações com clientes, parceiros, fornecedores e funcionários.

Os colaboradores da VINCI Energies, por sua vez, aplicam esses princípios em sua conduta. Para orientar suas atividades, eles notavelmente utilizam duas ferramentas desenvolvidas pela VINCI.

 

Duas guidelines para todo o grupo

O Código de Ética e Conduta da VINCI, adotado em 2010, estabelece as regras aplicáveis a todas as empresas e funcionários do grupo. É complementado por um Código de Conduta Anticorrupção, que é usado para realizar treinamentos nessas áreas.

Além disso, O Manifesto adotado em 2012 apresenta as principais diretrizes de desenvolvimento sustentável da VINCI. O documento enumera oito princípios importantes que descrevem os compromissos do grupo com todos os seus stakeholders. Um, intitulado “Juntos! Cumprimos os Princípios Éticos “, reitera que o comportamento ético é fundamental para os contratos e relações com os clientes do grupo e que as empresas do grupo devem aplicar o código de ética e conduta em todo o mundo. Reitera o compromisso do grupo com a transparência total nas suas próprias práticas e nos seus subcontratantes.

Melhoria Contínua

Levando em conta os crescentes requisitos das partes interessadas e as obrigações jurídicas mais rigorosas aplicáveis às empresas, é vital que a VINCI Energies e todo o grupo orientem um curso inabalável na ética e na conformidade dos negócios. A VINCI Energies continuará com o esforço em que vem engajado por muito tempo, e fará parte de um processo de melhoria contínua. Este programa é atualmente coordenado no nível do grupo VINCI por um departamento dedicado que relata à gerência superior.

“O Guia de Direitos Humanos” é uma parte inestimável do programa de melhoria contínua que se aplica às nossas práticas gerenciais em todos os países onde operamos.

Patrick Lebrun, vice-presidente executivo e Secretário das empresas da VINCI Energies

O Código de Ética e Conduta

Lançado pelo grupo em 2010, o Código de Ética e Conduta foi atualizado em 2017, para se alinhar juntamente com a lei francesa de transparência, anticorrupção e modernização econômica (a lei “Sapin 2”) de dezembro de 2016.

 

 

O Guia dos Direitos Humanos

O objetivo do Guia dos Direitos Humanos, que foi lançado em 2017 e publicado no site da VINCI, é identificar as principais áreas em que as atividades da VINCI podem ter um impacto significativo nos direitos humanos e definir um conjunto básico de diretrizes a serem seguidas por todas as entidades em todas as atividades e locais de negócios. O guia tem sido amplamente disseminado em todas as unidades de negócio da VINCI Energies e serve como incentivo para os seus programas de responsabilidade social empresarial.