A manutenção preditiva na Indústria 4.0

O ditado “prevenir é melhor que remediar” também se aplica à indústria! Prever e antecipar panes e falhas é essencial neste setor altamente competitivo. Mas, como podemos prever o futuro?

“No início da minha carreira, a manutenção podia ser descrita em geral como: Vou consertar isso rápido para que a produção possa ser retomada novamente”, explica Laurent Fontaine, gerente de negócios da Actemium. Desde então, a manutenção no setor industrial tem sofrido grandes mudanças.

A manutenção corretiva, realizada após a detecção de uma pane ou avaria ou quando uma máquina precisa ser reabilitada, gradualmente deu lugar à manutenção preventiva. Em intervalos regulares, ou de acordo com critérios predefinidos, é realizada uma inspeção técnica. Com a manutenção preditiva, a detecção de panes e avarias dá um salto para outro nível. Os sensores permitem que os equipamentos sejam consertados com base em suas condições reais de uso. A análise dos dados dos sistemas de monitoramento permite uma determinação da probabilidade de falha. Com isso, podemos prever uma pane ou avaria e planejar a manutenção de uma máquina. Assim, podem ser evitadas interrupções não planejadas na produção, permitindo aos fabricantes aumentar sua produtividade.

Indústria 4.0: ferramentas para prever o futuro

Várias ferramentas complementam os sensores em máquinas de monitoramento, como as descritas a seguir:

  • Gestão da manutenção assistida por computador (CAMM): essa ferramenta permite a previsão de panes ou avarias para que os elementos de uma linha de produção possam ser reparados e, assim, evitar interrupções não planejadas. As informações fornecidas ajudam a tomar decisões.
  • Software de monitoramento: estes aplicativos relatam incidentes em tempo real e podem ajudar na manutenção. Por exemplo, se estiverem conectados a aplicativos de CAMM, eles podem acionar um pedido de manutenção quando uma falha de produto for detectada.
  • Controladores digitais: usados para programar e operar máquinas-ferramentas. Também permitem a análise de dados de motores para determinar seu nível de degradação e planejar sua substituição.

Estas ferramentas permitem que as pessoas controlem, monitorem e reparem máquinas remotamente.

A manutenção industrial da VINCI Energies

A Actemium, marca da VINCI Energies especializada em processos industriais, atua na manutenção preditiva essencial para os processos de produção em fábricas conectadas.