Iluminação pública: entre a economia e a ecologia

A noite cai e as luzes das ruas se acendem... Isso parece simples e natural, tão natural que só prestamos atenção quando elas não funcionam bem. E ainda assim, a iluminação pública e sua otimização são um fator importante na atratividade, segurança, conectividade e economia dos municípios.

Iluminação pública, um fator de atração das cidades

eclairage-public1 Ruas bem iluminadas e monumentos em destaque contribuem para o dinamismo de uma cidade e reforçam o senso de segurança. A iluminação pública pode até se tornar um fator de desenvolvimento econômico: caminhos iluminados, iluminação de festivais e outros tipos de iluminação podem atrair novos visitantes, como as cidades que recebem iluminação especial e decorações de natal.

Enfim, uma iluminação bem projetada influencia todo o ambiente ao seu redor.

schema-lampe

 

A Iluminação Pública interfere diretamente na Segurança Pública, Mobilidade, Conectividade… Ambientes bem iluminados são menos suscetíveis a ações de violência urbana, acidentes de trânsito e emitem menos poluição luminosa tornando as cidades mais atrativas.

A rede de iluminação é ainda um sistema de excelente capilaridade em uma cidade, e adicionando este fato as facilidades de gestão de ativos urbanos e conectividade que podem ser implantadas, podemos agregar a esta rede outros sistemas como videomonitoramento, transmissões de som e alarmes, informações de trânsito agregando mais inteligência às cidades com a otimização das infraestruturas existentes.

schema-ville

VINCI Energies iluminando as cidades

eclairage-public-marseille1Assim, as cidades de Marselha, Cergy-Pontoise, Lille, Felbach e também Bilbao confiaram à VINCI Energies a gestão da sua iluminação pública. Em algumas dessas cidades, os monumentos foram destacados através da iluminação, como a Torre Montparnasse, as margens do Rio III em Estrasburgo e Forte Saint Jean em Marselha. Por fim, durante a época de Natal, o Grupo instala iluminação festiva nos centros das cidades.