Viver em uma cidade inteligente: o que isso quer dizer?

Quão inteligente uma cidade pode ser? Transportes, telecomunicações, energia... como tudo isto se conecta?

Viver em uma cidade inteligente: o que isso quer dizer?

eclairage-smart-city1

O termo Cidade Inteligente está cada dia mais comum, e hoje já está inserido em nosso cotidiano. As altas expectativas em torno das cidades do Futuro começam a deixar nosso imaginário se concretizar diante de nós. Mas você realmente sabe como essas transformações vão melhorar a sua vida diária e como a VINCI Energies está envolvida neste processo?

Em todo o mundo, mais da metade das pessoas vivem em cidades, embora as áreas urbanas ocupem apenas 6% da superfície terrestre. No Brasil a concentração urbana ainda é maior, chegando a aproximadamente 84% de toda a população. Devida a grande concentração populacional urbana, as cidades têm de enfrentar diversos problemas: mobilidade, saneamento básico, habitação, poluição, etc.

O conceito de Cidade Inteligente passa pela necessidade de construir uma cidade adaptada às necessidades atuais, e, ao mesmo tempo, preparada para o futuro. Uma Cidade Inteligente deve ser focada em melhorar o conforto dos seus habitantes, permitir uma mobilidade mais eficiente, ter conectividade e ser sustentável.

Falando em infraestrutura, o processo de tornar uma cidade inteligente envolve vários aspectos do desenvolvimento, tais como: eficiência e gestão da Iluminação Pública e redes de telecomunicações que permitam oferecer serviços em tempo real aos usuários conectados, construções com coeficiente de energia positiva, otimização da gestão de resíduos,  desenvolvimento de soluções de mobilidade para ganho de tempo e redução de poluição.

A cidade sustentável: E se tudo fosse possível?

Imagine que em alguns anos você possa morar em um apartamento movido à energia solar e eólica, com a temperatura regulada por paredes cobertas com plantas. Seu consumo de energia elétrica seria otimizado para quando você chegar em casa, podendo ser controlado à distância através do seu smartphone. Através dele, você também receberá alertas sobre a melhor rota para chegar ao trabalho e o melhor meio de transporte dependendo das condições diárias. Tudo isso não está tão longe quanto parece.

A VINCI Energies faz parte da construção de cidades inteligentes

smart-city-eclairage-public1

A VINCI Energies está envolvida em todos as fases da construção de uma cidade inteligente: desde redes de iluminação pública, passando por telegestão de equipamentos urbanos, eletromobilidade, aplicativos para operação e manutenção de ativos urbanos e interface com cidadãos, geração distribuída de energia, hypervisor e centros de operação… A empresa está ajudando a criar a cidade do futuro e a renovar edifícios como as torres Tour Eqho ou Tour Chartis no centro financeiro La Défense (Paris), as quais devem receber a certificação HQE de alta qualidade ambiental.

A Omexom atua em todo o processo de implantação, revisão, operação e manutenção da iluminação urbana para alcançar, entre outros objetivos, economia de energia com eficiência luminosa e altos índices de disponibilidade. Além da iluminação, a Omexom também instala semáforos e equipamentos para gerenciamento remoto, como o novo bonde elétrico da cidade de Brest, que ajuda a agilizar e otimizar o controle do tráfego. Contribui para melhorar a qualidade ambiental de edifícios urbanos emblemáticos como a Torre Montparnasse em Paris e melhora a capacidade de gestão das cidades com aplicações como CityApp, CityZen e BIMCity.

O Grupo também participa no desenvolvimento de infraestruturas de transportes, com os bondes elétricos inteligentes, como os da região de Le Havre, que recuperam a energia gerada na frenagem, ou ainda com a instalação de estações de carregamento para veículos elétricos.

A VINCI Energies através da marca Omexom é participa da transformação das infraestruturas urbanas, integrando o cidadão e agregando capacidade de gestão e sustentabilidade para contrução de cidades cada vez mais inteligentes.