Tratamento de água: o caminho até a torneira

O que está por trás da corrente de água que passa pela torneira? Da bacia de captação de águas pluviais até a estação de tratamento de águas residuais, do bombeamento da água até a sua sanitização, da estação de purificação de água até o sistema de controle de qualidade computadorizado: siga o circuito de tratamento de água.

traitement-eau1Nosso fácil acesso à água potável quase nos faz esquecer as quantidades de etapas pelas quais a água passa antes de ser utilizada. Com mais da metade da população mundial vivendo em cidades, o desempenho da infraestrutura para o acesso fácil à água é essencial.

 

 

 

 

Da fonte à torneira

Para apoiar o acesso à água potável de qualidade no ciclo global da água, são implementadas diversas infraestruturas: bacias de captação, poços perfurados em aquíferos e equipamento de bombeamento de água. Após o tratamento nas usinas de purificação, a água é distribuída à população. Uma vez utilizada, a água é encaminhada para a rede de coleta e para as estações de tratamento de águas residuais, de modo que possa eventualmente, após o tratamento, ser descartada no ambiente, nos cursos d’água ou diretamente no mar.

schema-eau

A VINCI Energies no coração do ciclo da água

eau-traitement1A VINCI Energies atua no ciclo da água em diferentes níveis. A Actemium realizou estudos de projeto e os trabalhos necessários para implementar uma etapa de esterilização por ultravioleta na usina de produção de água potável de Neuilly-sur-Marne, uma das maiores do mundo (600.000 m³ de água por dia). No Vietnã, a VINCI Energies forneceu equipamentos elétricos e automação para as nove estações de bombeamento da estação de coleta de águas residuais de Thai Nguyen.

A unidade de negócios Axeau projeta, fabrica e instala válvulas reguladoras de água em comportas de canais, bem como telas para coletar substâncias sólidas transportadas por águas residuais, como na usina de Bancairon, no departamento francês de Var.

Outras unidades de negócios da VINCI Energies desenvolveram soluções de bombeamento para bacias de captação de águas pluviais para evitar o transbordamento relacionado com inundações, e participou na reforma de uma usina de purificação de água com carvão ativado para filtrar a água.