Energia solar fotovoltaica: geração de eletricidade a partir da luz solar

Você sabe que, nos anos 60, satélites em órbita terrestre foram equipados e alimentados com painéis solares? Entre esse primeiro uso de painéis solares no espaço e as aplicações que vemos hoje, muitos progressos foram feitos.

centrale-photovoltaique1Gratuita, inesgotável e limpa, a energia solar é um tipo de energia renovável que continua a crescer em termos de uso. No Brasil são 94MW instalados, somando com a geração distribuída. Como conseguimos gerar eletricidade a partir de um raio de sol?

 

 

 

 

 

Recursos de energia solar

Os painéis solares são instalados em matrizes conectadas. Sob a influência da luz solar, um material condutor (silício) contido em cada célula libera elétrons para criar uma corrente elétrica direta. Essa corrente é transformada em corrente alternada por um inversor para que possa ser mais facilmente transmitida pelas linhas da rede de média tensão.

E quanto à energia solar térmica?
Quando falamos de energia solar, não devemos esquecer a energia solar térmica, que transforma a luz solar em calor e pode aquecer a água. Os primeiros aquecedores solares de água quente apareceram no início do século XX na Califórnia.

Instalação de painéis solares pela VINCI Energies

Para as unidades de negócios da VINCI Energies, a energia solar fotovoltaica abrange dois mercados principais. O primeiro é o de “coberturas fotovoltaicas”: a instalação de pequenas e médias áreas de superfícies em edifícios industriais, estacionamentos, hipermercados, etc. O segundo são as instalações fotovoltaicas de alta potência (acima de um megawatt) cobrindo vários hectares. As unidades de negócios da VINCI Energies podem fornecer a instalação e ligação dos painéis ou fornecer um pacote completo, incluindo as relações com os fabricantes de painéis e a preparação de simulações de retorno do investimento.

Utilizando esta última abordagem, o Grupo colocou em serviço a central fotovoltaica de Estezargues em um terreno de 20 hectares localizado perto de Avignon, tornando-o a maior central fotovoltaica concluída pela VINCI Energies. Também na França, o Grupo participou na construção de usinas solares de Mées, Miradoux e Montéléger com a instalação de painéis fotovoltaicos. As duas últimas instalações têm capacidade para fornecer eletricidade para aproximadamente 4.500 casas. Mesmo na cidade, a VINCI Energies instala painéis fotovoltaicos: No Brasil, a Omexom RJ instalou painéis solares no estádio do Maracanã – Rio de Janeiro. Em Bordeaux, 60.000 painéis solares foram instalados sobre estacionamentos cobertos no centro de exposições de Bordeaux, resultando no maior parque fotovoltaico urbano da França, cobrindo uma área equivalente a 27 campos de futebol! O Grupo também presta serviços de manutenção para certas instalações fotovoltaicas.

Instalações híbridas?
Pesquisas também estão sendo feitas em usinas híbridas diesel-solar. Para as centrais a diesel existentes, a adição de energia solar diminui o consumo do diesel em muitos litros, reduzindo significativamente os custos de manutenção dos geradores a diesel devido ao menor fator de carga.