Cobertura móvel: interna e externa, garantindo conexões em todas as partes

Alguma vez você já se perguntou por que seu telefone celular não tinha sinal em alguns edifícios, mesmo que estivessem localizados no meio da cidade, mas funcionou perfeitamente quando estava no metrô? Resposta: isso está relacionado à cobertura interna móvel.

couverture-mobile-stade3Uma rede de rádio (ou móvel) consiste em estações de transmissão, antenas de retransmissão e receptores, como smartphones. Quando falamos de cobertura de rede de rádio, estamos nos referindo à área em que é possível receber um sinal. Referimo-nos a sinal externo quando estamos em um ambiente externo, e interno, quando estamos dentro de um edifício. Esse problema afeta todos os tipos de redes móveis (2G, 3G, 4G, Wi-fi e redes privadas).

Para garantir a cobertura interna em um local fechado, é necessário fornecer cobertura em áreas que normalmente não são acessíveis usando redes padrão, como em salas em níveis abaixo do solo ou em um edifício com paredes muito espessas. Na verdade, a propagação de ondas de rádio pode ser retardada ou interrompida por obstáculos ou por certos materiais (concreto, ferro, etc.). Os novos materiais utilizados em edifícios com certificação de alta qualidade ambiental também agravam este problema, pois tornam mais difícil a passagem das ondas de rádio.

Uma rede para quem?
80% do uso da rede depende da cobertura interna. Além do público, organismos de segurança como bombeiros e policiais usam suas próprias redes de telecomunicações de rádio e precisam ter um serviço contínuo.

Reforçar a rede móvel quando necessário

A rede é geralmente reforçada em dois tipos de instalações:

  • Grandes estruturas, como arranha-céus, estádios, shoppings, etc. Neste tipo de instalação muitas pessoas usam dispositivos móveis. A densidade de comunicação é alta dentro de um espaço limitado, portanto uma rede reforçada é necessária para suportá-la.
  • O setor de transportes (ferroviário, rodoviário, aeroportuário). Além do alto uso público, o setor de transportes tem que lidar com as questões que incluem túneis e estacionamento. Legalmente, a gestão dessas estruturas é obrigada a garantir cobertura de rede para os serviços de segurança.

Para melhorar a rede, há duas soluções: amplificar o sinal atual, como é o caso de certos roteadores de internet que transmitem ondas de rádio para melhorar a rede em sua casa, ou recriar o sinal.

Otimização da cobertura móvel para edifícios

A VINCI Energies, com a sua marca Axians, ofereceu cobertura para vários tipos de edifícios, instalando redes Wi-fi e VPN, bem como 2G, 3G e 4G: do estádio de Nice à Prime Tower de Zurique passando pelo Parlamento Europeu em Bruxelas.