Centro de processamento de dados: bem-vindos às fábricas de dados

Você já se perguntou como todos os dados digitais que você envia a cada dia são transferidos e onde um volume impressionante de informações é armazenado? Para cada uma de suas pesquisas na web, para cada e-mail enviado ou para cada gravação que você ouve, uma solicitação é enviada para servidores situados em centros de processamento de dados. O que são e como funcionam?

Um centro de processamento de dados é um dos elementos necessários para o processamento e armazenamento de dados digitais. Indispensável para a internet, eles passaram por um forte desenvolvimento desde o surgimento da computação em nuvem. Em termos concretos, consistem em um local físico contendo servidores de informática que armazenam dados digitais, e onde as empresas podem alugar espaço de armazenamento, eliminando assim a necessidade de servidores em suas próprias instalações.

Centro de processamento de dados: simplificando o gerenciamento da computação

data-center1Por que isso é significativo? Simplesmente, porque os centros de processamento de dados são hiperseguros: eles protegem os dados contra riscos de incêndio, inundação, roubo, intrusão, avaria e falha de energia, sem contar que os dados são replicados para evitar o risco de perda em caso de um problema grave. Graças a essa descentralização de recursos, o gerenciamento de infraestruturas de informática é simplificado, o equipamento não se torna obsoleto… e os dados ficam disponíveis em todos os momentos!

 

 

Eficiência energética nos centros de processamento de dados

datacenter-covilha1Devido ao seu tamanho e sua demanda por eletricidade 24 horas por dia, os centros de processamento de dados são enormes consumidores de energia. Alguns centros de processamento de dados nos EUA consomem a energia equivalente a cidades do tamanho de Estrasburgo ou Bordeaux, na França. Para reduzir o impacto ambiental desses equipamentos o máximo possível, a eficiência energética se torna um aspecto integral dessas instalações. A VINCI Energies participou na construção do centro de processamento de dados na Covilhã em Portugal, que utiliza energia eólica e solar, bem como refrigeração gratuita (um sistema de refrigeração de blocos de armazenamento) para limitar as emissões de CO2.

A marca Axians integra os vários componentes de hardware e software necessários para o centro de processamento de dados e instala os cabos de cobre e fibra óptica. Também desenvolve ferramentas para otimizar a largura de banda. Por fim, a VINCI Facilities garante a operação dos edifícios e a manutenção multitécnica para esse tipo de instalação.