Mais de 1900 dias sem acidentes: Actemium é destaque em segurança na Plataforma Offshore P-56

No mês de maio, a Actemium alcançou um notável marco de segurança: 1940 dias trabalhando sem acidentes na plataforma P-56, localizada na Bacia de Campos.

A Actemium, com base em Macaé, Rio de Janeiro, atua no mercado de óleo e gás offshore fornecendo serviços de manutenção para várias plataformas da UO-RIO e está presente na P-56 desde janeiro de 2014. Esse excelente desempenho em segurança está em consonância com os valores da Actemium e de todo o Grupo VINCI Energies, para os quais a segurança é prioridade em todas as atividades.

Durante o período, os colaboradores da Actemium realizaram uma ampla gama de serviços complexos na P-56, tais como fabricação e instalação de tubulações e estruturas, troca de válvulas, instalação de painéis elétricos, pintura dos módulos, abertura e fechamento de equipamentos, fornecimento e montagem de andaimes, entre outros. A Actemium também participou de paradas de produção: interrupções planejadas nas quais intensificam-se as intervenções e aumenta-se significativamente o tamanho do efetivo a bordo para realização de serviços de manutenção necessários para o bom funcionamento da P-56. Como as plataformas de petróleo em alto mar constituem ambiente hostil de trabalho e as atividades realizadas são de alto risco, a segurança é imprescindível.

O diferencial da equipe da Actemium na P-56

Um dos principais motivos da excelente atuação em segurança da equipe da Actemium na P-56 é o comprometimento de todos os envolvidos. Para o técnico de segurança da Actemium Vinícius Silva Pinto, esse engajamento pode ser evidenciado rotineiramente na atuação das equipes da Actemium e do cliente Petrobras:

“O espírito de comprometimento, de fazer segurança, o companheirismo evidenciado na vivência diária [são os diferenciais da P-56]. Considero a P-56 uma unidade realmente engajada nas questões que dizem respeito à segurança, e que para isso proporciona meios e encoraja toda a força de trabalho […] a não fazer da produção o foco principal, em detrimento da segurança.”

Vinícius percebe que há uma boa comunicação entre líderes e colaboradores da Actemium, e também entre a empresa e o cliente na P-56. A abertura para dialogar sobre segurança cria um ambiente de confiança, no qual colaboradores são encorajados a exercitar sua percepção de risco, novas iniciativas de segurança são bem-vindas e há uma busca contínua por melhorias.  Além disso, também de acordo com Vinícius, “[…] a equipe [da Actemium] faz sua parte de forma exemplar, cumprindo procedimentos e boas práticas e interagindo positivamente com o cliente.”

Os programas de segurança da Actemium fazem a diferença

Dentre as diversas iniciativas de segurança que a Actemium implantou na P-56 e nas outras plataformas em que atua, o gerente de QSMS Thiago Lessa e o técnico de segurança do trabalho Lorival dos Santos destacam a campanha “Alguém te Espera”. Nessa campanha, o colaborador embarcado recebe um vídeo de sua família com o objetivo de sensibilizá-lo sobre a importância de seguir as normas e procedimentos e relembrá-lo de que existe sempre alguém à espera, que quer vê-lo com saúde e feliz.

O gerente Thiago e o técnico de segurança Lorival também mencionam a importância da “Safety Week”, um evento anual do Grupo VINCI Energies com duração de uma semana, na qual todos os colaboradores se reúnem para debater temas diversos sobre segurança no trabalho, com o intuito de promover a excelência em segurança e alcançar a meta “Zero Acidente”.

Thiago e Lorival compartilham da opinião do técnico de segurança Vinícius e, na visão deles, os colaboradores da Actemium na P-56 demonstram grande dedicação à segurança, o que é um fator determinante para o sucesso dos programas implementados. Eles notam que os colaboradores embarcados na P-56 participam ativamente das iniciativas, estão atentos aos riscos do local de trabalho, mostram-se empenhados em realizar um planejamento detalhado das atividades e possuem uma boa interação entre equipes – tanto offshore quanto onshore.

O cliente Petrobras reconhece os esforços dos colaboradores da Actemium

A equipe do cliente Petrobras também reconhece a boa atuação em segurança dos colaboradores da Actemium na P-56. Neste mês, os gerentes de contrato, de manutenção e do ativo de Marlim Sul da Petrobras emitiram um comunicado elogiando oito colaboradores da Actemium por sua boa conduta em Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) no desempenho de suas atividades offshore.

O reconhecimento, endossado pela diretoria da Actemium Óleo & Gás Offshore por meio da entrega de certificados de menção honrosa, ressalta as boas práticas de segurança em atividades diversas, dentre elas o respeito pelos procedimentos, o apoio e orientação às equipes, a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), e a identificação de desvios e situações inseguras no local de trabalho.

A busca contínua por melhorias na segurança

Embora os mais de 1.900 dias sem acidentes representem um marco importante que merece ser comemorado, a Actemium acredita que a cultura de segurança deve ser construída todos os dias e sua equipe está sempre buscando aperfeiçoar os procedimentos, conscientizar os colaboradores e elevar o nível da maturidade da cultura de segurança da empresa.

De acordo com a equipe de QSMS da Actemium, novas campanhas e programas de segurança estão sendo desenvolvidos, os quais serão implementados ainda este ano. Um exemplo é o programa “13 valores de vida de segurança”, que tem o objetivo de divulgar importantes condutas de segurança no trabalho, de forma a assegurar a melhoria contínua e a excelência na segurança operacional da Actemium, envolvendo todos os seus colaboradores.

Anterior Voltar à lista Voltar à lista