Lançamento do CM4 consolida Actemium como um dos principais fabricantes de painéis elétricos de alto requisito do Brasil

A Actemium Power Industry anunciou recentemente o lançamento do CM4, um painel elétrico de última geração que unifica, em uma só plataforma, as funcionalidades de um centro de distribuição de cargas (CDC) e de um centro de controle de motores (CCM).

Além de atender à atualização das normas NBR IEC 61439-1/2 e TR 61641, e de segurança, o equipamento ocupa menos espaço do que seus antecessores e suporta até vinte gavetas por coluna, permitindo um aumento considerável das cargas distribuídas. Resistente à água, a pó e a outros fatores ambientais, o CM4 conta ainda com diversas opções de customização e otimiza o espaço em salas elétricas, uma vez que permite acesso somente frontal podendo inclusive ser encostado na parede ou serem montadas colunas de costas (back to back).

O Responsável de Negócios da Actemium Lucas Fonseca conta que “foram quase três anos de desenvolvimento e fabricação de protótipos para o CM4. Os testes mecânicos e elétricos foram concluídos em 14 de julho com o sucesso do ensaio de arco interno, que é o teste de segurança mais rigoroso que existe para um painel elétrico”. 

Com o lançamento, a Actemium, que nos últimos 12 anos produziu mais de sete mil painéis CCM e CDC, abre novas frentes de negócio em mercados com equipamentos mais modernos, como plataformas de petróleo e empresas de celulose, que demandam maiores níveis técnicos e operam a 690V.

“Já temos uma linha de produção bastante verticalizada especialmente configurada para o CM4, com alta capacidade produtiva e prazos de produção muito curtos, tendo como principal pilar a segurança operacional e pessoal através do atendimento integral às duas NBRs”, comenta Fonseca.

O sucesso do desenvolvimento é fruto do empenho e da dedicação de todos os integrantes das equipes de engenharia, fabricação, qualidade, suprimentos, gestão e alta direção da Actemium, que acreditaram no projeto desde a concepção e ajudaram a consolidar a empresa como um dos principais fabricantes de painéis elétricos de alto requisito do Brasil.

Saiba mais sobre o CM4

Principais características técnicas:

  • Classificação arco interno: 480/690V, 65kA, 0,3s
  • Tensão nominal: até 690V
  • Classe Isolamento: 1000V
  • Corrente nominal: até 6300A
  • Curto circuito: 65kA
  • Gavetas extraíveis até 630A
  • Possibilidade de até 20 gavetas extraíveis por coluna
  • Compartimentação 4b
  • Grau de proteção: IP-54

Anterior Voltar à lista