FACES: Sistema Especializado de Classificação e Análise de Faltas

O Monitoramento e Otimização de Ativos que permite aos operadores de redes de transmissão garantir o suprimento de eletricidade.

Descubra a oferta FACES da Omexom

O Sistema Elétrico Brasileiro conta com mais de 130 mil km de Linhas de Transmissão, que possibilitam o suprimento de energia para os consumidores e a transferência de energia entre as diferentes regiões do país.

A segurança e confiabilidade destas instalações são de vital importância para o sistema elétrico, o que torna os sistemas de proteção estratégicos para sua correta operação.

Para proporcionar esta estabilidade, a Omexom apresenta a solução FACES, um software de análise automática de falhas, que permite um melhor entendimento da natureza da falta e a identificação precisa de sua localização.

Dedicado a Operadores de Sistemas de Transmissão, o FACES visa aumentar a confiabilidade da rede de transmissão e melhorar os indicadores-chave de desempenho, garantindo menores tempos de interrupção no fornecimento e maior disponibilidade das instalações.

Funcionalidades

  • Coleta e análise automática de oscilografias no formato COMTRADE de relés digitais e RDPs;
  • Geolocalização clara e precisa de faltas, auxiliando na rápida restauração do fornecimento de energia;
  • Classificação e identificação de eventos elétricos;
  • Análise automática do comportamento do sistema de proteção frente aos distúrbios no sistema elétrico;
  • Detecção e análise de falhas ocultas, prevenindo futuras faltas;
  • Solução independente compatível com a grande maioria dos dispositivos de proteção atualmente em operação;
  • Fácil instalação e configuração do programa através de uma interface amigável;
  • Torna a rede de transmissão cada vez mais confiável através da análise de todos os eventos o corridos no sistema.

Benefícios

MENOR TEMPO NAS ANÁLISES

Redução do tempo necessário à restauração da energia para uma rede de AT. Graças à análise automatizada em tempo real de oscilografias, equipes de manutenção de linhas são mobilizadas muito mais rapidamente já com as informações precisas do evento. O FACES previne gastos ao reduzir os meios utilizados para localizar e analisar falhas transitórias ou permanentes;

MAIS EFICIÊNCIA

Correção de falhas futuras graças à análise aprofundada dos sistemas de proteção. O FACES avalia o desempenho do sistema e pode emitir avisos e recomendações para o operador da rede de distribuição mostrando áreas nas quais ele pode melhorar imediatamente a eficiência e a confiabilidade de sua rede = manutenção preditiva;

GESTÃO DE ATIVOS

Após a implementação do FACES, a coleta e análise contínuas de dados em tempo real fornecem informações sobre o estado e o desempenho dos principais ativos (linhas de transmissão, proteção, disjuntores) e permitem uma nova política de manutenção, assim como a implementação da estratégia de gastos de capital e operacionais. O FACES fornece dados para a gestão de ativos.