Novo contrato com a Petrobras – Plataformas P-55 e P-62

Contrato firmado entre a Actemium e a Petrobras prevê a revitalização das plataformas de produção P-55 e P-62, com a utilização de UMS (Units for Maintenance and Safety).

Actemium Óleo e Gás assina contrato de Construção e Montagem para intervenções com UMS nas Plataformas P-55 e P-62 da Petrobras

Estão previstas fabricações de aproximadamente 130 toneladas de tubulações e estruturas, além de serviços de engenharia e escaneamento a laser, substituição e montagem de mais de 350 toneladas de tubulações e estruturas metálicas, abertura de vasos, filtros, tanques e 65 mil m² de pintura industrial e revestimento em alto desempenho. Os serviços tiveram início em julho, sendo realizados pelo time da Actemium Manutenção Offshore. Ao todo, serão gerados mais de 600 empregos diretos e indiretos até fevereiro de 2020.

Serviços de revitalização com UMS 

As campanhas de revitalização com UMS têm como objetivo atender ao Programa de Aumento da Eficiência Operacional da Bacia de Campos (Proef). Para tanto, são realizadas ações que visam garantir a integridade das unidades marítimas de produção, tais como substituição de tubulações e estruturas metálicas, limpeza e reparo de tanques e pintura das plataformas. Desse modo, possibilita-se que as unidades que operam na Bacia de Campos continuem a produzir petróleo e gás com segurança por muitos anos, além do prazo previsto no projeto original, aproveitando ao máximo o potencial dos reservatórios.

Localização

As plataformas P-55 e P-62 estão localizadas nos módulos 3 e 4 do campo de Roncador, na Bacia de Campos. O campo de Roncador localiza-se na porção Norte da Bacia de Campos, a aproximadamente 125 km da costa do estado do Rio de Janeiro, em lâmina d’água que varia de 1.500 a 1.900 m. Sua área de desenvolvimento é de 397,6 km² e limita-se a Norte com o Espírito Santo, a Oeste com o campo de Frade e a Sul com os campos de Albacora e Albacora Leste. É composto pelas plataformas de produção P-52, P-54, P-55 e P-62.

Plataformas

As plataformas estão localizadas na Bacia de Campos e pertencem aos ativos da UO-RIO (Unidade de Operações de Exploração e Produção do Rio de Janeiro) – Petrobras.

P-55

A plataforma P-55 foi projetada para processar 180 mil barris de petróleo por dia, comprimir 6 milhões m³ por dia de gás natural e injetar 290 mil barris de água por dia. A P-55 está instalada em local onde a profundidade é de 1.800 metros, pesa 52 mil toneladas, tem 10 mil m² de área e é a maior plataforma semissubmersível construída no Brasil e uma das maiores do gênero no mundo.

P-62

Do tipo FPSO (Floating Production Storage and Offloading), a unidade tem capacidade para processar diariamente até 180 mil barris de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás natural. A exportação de óleo da plataforma é realizada por meio de navios aliviadores e o escoamento de gás natural é feito por gasoduto conectado da plataforma até a rede de escoamento de gás da Bacia de Campos.

Site

A Actemium Manutenção Offshore possui site na cidade de Macaé/RJ, situado a 182 quilômetros do Rio de Janeiro, conhecida como a Capital Nacional do Petróleo. Com capacidade fabril de aproximadamente 50 toneladas/mês, a base operacional contém ponte rolante de 20 toneladas, área para teste hidrostático, área de usinagem e equipamentos de Corte e Plasma, equipamentos de movimentação de cargas e corpo técnico/administrativo composto por engenheiros, técnicos e profissionais altamente capacitados para oferecer soluções para serviços de construção e montagem offshore.

Referências 

A Actemium Manutenção Offshore realiza serviços de construção e montagem nas plataformas marítimas em operação P-40, P-51 e P-56, localizadas no campo de produção Marlim Sul, P-43 e P-48, localizados nos campos de Barracuda e Caratinga, e P-53, localizada no campo de Marlim Leste.

Com um time de mais de 800 profissionais, já foram fabricados e instalados mais de 800 toneladas de tubulações e estruturas metálicas, 100 mil m² de pintura industrial e revestimento em alto desempenho, além de serviços de engenharia e escaneamento a laser, abertura de vasos, tanques, filtros e serviços de acesso.

Dentre as obras, podemos destacar a fabricação dos dutos da WHRU (Waste Heater Recovery Unit) da plataforma P-40, base de Gang-way das plataformas P-56 e P-53, instalação dos trolleys da plataforma P-48 e Deck da P-51, e ainda pintura dos helipontos das plataformas P-48 e P-51.

Há mais de 50 anos atuando no segmento Óleo e Gás

A Actemium busca inovar e servir cada vez melhor seus clientes, agregando valor aos seus negócios, promovendo sinergia entre as áreas de atuação e buscando oferecer soluções completas para a indústria. A empresa atua na indústria de óleo e gás há mais de 50 anos e apoia seus clientes em todo o ciclo de vida de seus projetos. Em nossa rede mundial de especialistas, contamos com mais de 4.000 engenheiros e técnicos especializados nesse segmento. Graças à sua abordagem de segurança e às suas soluções confiáveis e inovadoras, a Actemium é reconhecida no mercado e apresenta um extenso portfólio de projetos EPC onshore e offshore.

Anterior Voltar à lista Voltar à lista