Eficiência Energética – Aceleradora da Competitividade

Um cenário competitivo requer um desempenho competitivo. É por isso que os esforços para melhorar a eficiência energética são fundamentais para fomentar o desempenho industrial. Em um setor industrial de intensa competição, os desafios podem ser muito grandes.

Eficiência Energética – Aceleradora da Competitividade

Pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) informa que, num universo de 27 países industrializados, o custo da eletricidade para as empresas no Brasil é o 4º maior do planeta. Consequência dessas altas tarifas é o impacto sentido nas indústrias do país, já que investimentos deixam de ser realizados, projetos de fábricas não têm seguimento, entre outros. É importante considerar ainda que a idade média das máquinas na indústria brasileira é de 17 anos, muito acima da Alemanha, com quatro anos, e dos Estados Unidos, com sete, o que diminui a competitividade internacional do Brasil.

Alguns setores industriais de alto consumo de energia seriam extremamente beneficiados por uma abordagem de eficiência energética, podendo alcançar uma economia de até 30%. Esse tipo de abordagem pode ser implementada de várias formas e com um escopo variável, de acordo com as necessidades, a maturidade e a estratégia industrial.

Os benefícios para o cliente são: redução de custos operacionais, racionalização do consumo energético, redução dos custos com energia, redução do uso de recursos naturais, modernização do parque instalado, aumento da segurança das instalações, redução dos níveis de emissão de gases de efeito estufa, redução dos impactos ambientais e melhoria da imagem da organização.

Actemium e Omexom entregam soluções turnkey em eficiência energética focando em três pilares: Consumo de Energia, Utilização e Custos. As unidades fornecem soluções de retrofit elétrico e mecânico, bem como soluções de automação e geração distribuída (Usinas Fotovoltaicas de 500kW a 5MW).

A soma da conscientização, da inovação e dos equipamentos mais eficientes resulta em uma indústria mais inteligente e energeticamente eficiente; e esse será o fundamento da indústria do futuro.

Contato: brasil@actemium.com

Eficiência Energética

Anterior Voltar à lista Voltar à lista